Essa modalidade ainda é pouco trabalhada no Brasil. Está em alta no Canadá, Estados Unidos e Europa. No geral, são aulas bem diferentes, comparando com as em circuito, mais comuns nos Studios de Pilates por aqui.
Neste formato, as aulas de Pilates são muito mais dinâmicas e mais aproveitadas também. Para realizar essa prática, é fundamental possuir mais aparelhos iguais, o formato mais comum nos estúdios no exterior é com conjuntos de Reformers ou Reformers torre (que é um aparelho 2 em 1), este é um dos aparelhos mais completo do Método.
Joseph Pilates, nascido na Alemanha em 1880, dedicou sua vida a melhorar sua saúde física, mental e espiritual. Ele chamou seu método de condicionamento do corpo Contrologia (o que é agora conhecido como Pilates), um sistema baseado no movimento natural, funcional, que resulta em aumento da força muscular, melhor flexibilidade e estabilidade, e aumento da consciência corporal e resistência.
Para a população idosa, manter-se em forma é essencial, mas muitas formas de exercício podem ser difíceis nesta idade. Muitos se voltaram para as sessões de Pilates como forma de manter a forma, reduzindo o risco de lesões que os exercícios de sustentação de peso podem causar. Com seu foco na respiração controlada e na qualidade do movimento (não na quantidade de repetições), muitos especialistas concordam que o Pilates é uma das melhores maneiras de os idosos permanecerem saudáveis.
A gravidez e o período pós-parto são um momento incrível e emocionante. Durante esse período, o corpo de uma mulher passa por muitas mudanças que também apresentam desafios físicos.
O Pilates é uma excelente forma de manter a mente e o corpo estimulados durante a gestação, criando uma rotina saudável para a mamãe e o bebê.
São várias as mudanças que o corpo enfrenta, sendo elas físicas, hormonais e emocionais. Especialmente em relação às alterações físicas, sintomas como a dor nas costas podem ser minimizados quando a mulher se dedica à prática de pilates para gestantes.